30 de janeiro de 2013

Carboidratos?


Algumas alunas minhas sempre vinham me perguntar se para emagrecer deveriam parar de comer carboidratos, e muitas delas nem sabiam que alimentos eram esses.

Então hoje eu vim explicar pra vocês um pouquinho do que eu sei. Mas lembrando que EU NÃO SOU NUTRICIONISTA, e se eu disser alguma bobagem me corrijam! Ok?

Bom, vamos lá. Os carboidratos também podem ser chamados de glicídios ou açúcares, e eles são nossa principal fonte de energia, estando presente em diversos tipos de alimento. Com exceção do mel (que eu saiba) todos os carboidratos são de origem vegetal, como os cereais (arroz, trigo, aveia etc.), as raízes e tubérculos (batata, aipim, cenoura, beterraba etc.), as leguminosas (feijão, ervilha, soja etc.), as frutas (banana, manga, maçã etc.) entre tantos outros.
Além de servir como fonte de energia, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de algumas estruturas dos seres vivos. Por isso é essencial que você coma carboidratos. Mas, os carboidratos certos...
Os carboidratos simples são o açúcar branco, farinha branca, arroz branco e os alimentos feitos com estes, como o pão branco, massas. Esse grupo tem índice glicêmico alto, por isso há liberação muito rápida da glicose para o sangue. 
Os carboidratos complexos são os que contêm fibras, como os cereais integrais, feijões, milho, arroz integral, pão integral, lentilhas, verduras, frutas. Esse grupo tem índice glicêmico baixo, portanto de liberação lenta da glicose, você demora mais para ter fome e são alimentos saudáveis. 

Espero ter ajudado!


Beijos, Ritah

4 comentários:

  1. Oi Ritah!
    Obrigada pela dica, estou em dieta e sofrendo um pouco com a diminuição dos carboidratos.

    Um beijão e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, é realmente muito difícil eliminar os carboidratos ruins, são os mais gostosos! hehehehe
      Beijinhos :*

      Excluir